Um SCOBY na 2.a fermentação é possivel?

• Vou na 3.a receita de Kombucha e tenho feito sempre a 2.F. Nao tenho desgostado do resultado, apesar de não terem muito gás. A única coisa que acho estranha é a formação de um película gelatinosa transparente que se cria no cimo do líquido engarrafado. Parece um SCOBY, mas mais transparente! Será que me podem elucidar sobre o que possa ser? Poderei consumir a Kombucha sem receio? 

Boas fermentações☺️

• Olá Rosa!

Muito obrigado pela partilha.

Sobre o gás: é perfeitamente normal que demore um pouco a desenvolver, especialmente se o ambiente estiver mais fresco. A produção de gás depende muito da temperatura e do tempo — em dias mais quentes, o processo acelera naturalmente.

Quanto à película gelatinosa que encontraste no topo da garrafa, estás a observar bem: é mesmo o início de um novo SCOBY! Isso pode acontecer principalmente se:

• a garrafa não estiver completamente cheia (espaço com oxigénio),

• ou se a tampa não estiver bem selada e permitir entrada de ar.

Essa pequena fermentação aeróbica pode levar ao surgimento dessa película — mas não te preocupes! Não há qualquer risco. É perfeitamente seguro consumir e, na verdade, esse SCOBY é feito dos mesmos microrganismos do bem que promovem os benefícios da kombucha. 🌱

Se quiseres evitar a formação desse “mini SCOBY” no futuro, algumas dicas:

• Enche as garrafas quase até ao topo (deixa só 1 ou 2 dedos livres),

• verifica as tuas garrafas 

• Garante que a tampa está bem selada.

Boas fermentações — e continua a partilhar as tuas experiências! ✨

Please login to reply this topic!