Boa tarde,
Estou na minha primeira experiência a produzir kombucha e agradecia algumas orientações.
Como as temperaturas aqui pela zona norte têm estado abaixo do esperado, não tenho conseguido atingir mais do que 20ºC e, por isso, estou a prolongar o tempo de fermentação. Já lá vai um mês desde que inicei o processo e o aspecto geral é de finíssimas camadas de um novo scoby que se está a formar à superfície (ver foto).
Hoje, pela primeira vez, provei a Kombucha e parece-me estar já demasiado "avinagrada". O que faço agora?
Devo adicionar mais chá e/ou açúcar e avançar para a segunda fermentação?
Reservo todo este líquido para usar como "starter" e faço uma nova tentativa? Para isso posso voltar a usar o primeiro scoby ou devo esperar que o novo scoby fique mais consistente?
Desde já agradeço!

Olá Kátia, obrigado pela tua mensagem! 😊
Pelo que vi na foto, sim, o SCOBY está fininho — mas isso é totalmente normal quando se fermenta com temperaturas mais baixas. Dá também para notar que o frasco provavelmente foi mexido durante o processo, e por isso as películas mais finas do SCOBY afundaram. O ideal é mesmo não mexer o frasco, para permitir que a nova camada se forme direitinha numa só superfície.
Mas o mais importante mesmo é provar e perceber se o açúcar já se transformou em ácido, então a fermentação correu bem!
Agora, sobre a segunda fermentação — ela não é obrigatória. Podes já beber essa kombucha se estiver ao teu gosto. Se achas que ficou demasiado ácida, podes sim misturar com um pouco de chá adoçado até encontrares o equilíbrio ideal para ti.
Este líquido que tens está perfeito para usar como starter na próxima produção. Por estar mais ácido, vai ajudar a arrancar melhor a nova fermentação. E sim, podes reutilizar tanto o SCOBY original como esse novo mais fininho — ambos vão funcionar.
Depois conta-nos como correu!
Boas fermentações 🍃
@Gonçalo da MAI sim, confirmo. É tudo verdade!!!! 🤭
Mexi algumas vezes no frasco, até porque ele estava dentro de um armário e, cada vez que precisava de ver como estava a correr o processo, tinha de o tirar de lá.
Diria que todo o açúcar já se foi porque a kombucha está bastante ácida. Uma vez que eu gostaria de fazer uma aromatização e avançar com a segunda fermentação, vou mesmo adicionar mais um pouco de chá.
Obrigada pelas dicas!