Está à procura de uma bebida probiótica para melhorar o seu bem-estar? Se sim, pode estar a perguntar-se se Kombucha ou Kefir é a melhor escolha.
Embora ambas as bebidas tenham benefícios semelhantes, existem algumas diferenças fundamentais entre a Kombucha e o Kefir que deve ter em conta antes de decidir.
Este artigo irá comparar Kombucha e Kefir em termos de sabor e benefícios para a saúde para o ajudar a decidir qual é a mais adequada para si.
O que é a Kombucha?

A Kombucha é uma bebida que consiste em chá fermentado. Pensa-se que a Kombucha é originário da China há mais de 2000 anos, e foi utilizado como bebida medicinal.
É feita através da adição de uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras (SCOBY) ao chá açucarado, que fermenta os açúcares e os decompõe em ácido láctico, ácido acético e outros compostos benéficos.
A Kombucha tem um sabor ligeiramente azedo, ligeiramente doce e ligeiramente efervescente.
Pode encontrar Kombucha na nossa loja online e na maioria das lojas de produtos alimentares saudáveis. Pode também fazer a sua própria Kombucha em casa. Há muitas receitas online.
Acredita-se que a Kombucha tenha muitos benefícios para a saúde, incluindo a ajuda na digestão e desintoxicação. É também uma boa fonte de probióticos. Os probióticos são bactérias benéficas que ajudam a manter o seu intestino saudável.
O que é o Kefir?

Kefir é uma bebida de leite fermentado que tem sido apreciada durante séculos na Europa Oriental e na região do Cáucaso. É feita adicionando grãos de kefir ao leite e permitindo a sua fermentação. O resultado é uma bebida ligeiramente gaseificada e rica em vitaminas, minerais e probióticos.
Esta bebida tem um sabor ligeiramente azedo e por vezes sabe a iogurte, mas com uma consistência mais fina.
O Kefir está disponível na maioria das mercearias, e também pode ser feito em casa, adicionando grãos de kefir ao leite. Os grãos de Kefir podem ser encontrados online ou em lojas de produtos alimentares saudáveis.
Como são feitos?
→ Kombucha
A Kombucha é feita pela adição da "mãe da Kombucha" ao chá preto ou verde adocicado. A "mãe da Kombucha" mais conhecida por SCOBY (colónia simbiótica de bactérias e leveduras) é responsável pelo processo de fermentação. O SCOBY consome o açúcar e fermenta o chá, criando a Kombucha.
O tempo de fermentação é normalmente de sete a dez dias, e se for demasiado longo, a Kombucha desenvolve um sabor vinagroso mais intenso.
As características da Kombucha variam muito porque dependem de vários factores, tais como o tipo de chá utilizado como base, os microrganismos presentes na "mãe da kombucha" e o tempo de fermentação.
O resultado final é uma bebida refrescante, agridoce, ligeiramente gaseificada, que lembra a cidra.
→ Kefir
O Kefir é feito usando grãos de kefir, uma combinação de bactérias e leveduras. Os grãos são adicionados ao leite (ou água) e a mistura é deixada a fermentar durante cerca de 24 horas.
O processo de fermentação produz uma bebida espessa que é rica em probióticos, minerais e vitaminas B. O Kefir pode ser feito com qualquer tipo de leite, ou pode ser feito com água.
Qual é a diferença entre a Kombucha e o Kefir?
Embora tanto a Kombucha como o Kefir incluam microrganismos benéficos, existem umas pequenas diferenças. A Kombucha contém mais bactérias que ajudam à digestão, enquanto o Kefir contém mais bactérias ácidas lácticas (por causa do leite).
Uma vez que a Kombucha é criada a partir do chá, contém cafeína. O Kefir é uma fonte fantástica de cálcio porque é feito a partir do leite.
O processo de fermentação do Kefir reduz a quantidade de lactose que este leite contém; contudo, isto não o torna necessariamente livre de lactose. Por conseguinte, não é adequado para pessoas em dietas especiais.
Por outro lado, a Kombucha pode ser apreciado por quase qualquer pessoa, uma vez que é sem glúten e vegetariano.
Os benefícios de Cada Bebida

Benefícios da Kombucha:
- Fonte Potencial de Probióticos
- Proporcionar os benefícios do chá verde
- Contém antioxidantes
- Pode matar bactérias nocivas
- Pode reduzir o risco de doenças cardíacas
- Pode ajudar a gerir a Diabetes tipo 2
- Kombucha é saudável quando feito apropriadamente
Benefícios de Kefir:
- Fonte fantástica de muitos nutrientes
- É um probiótico mais poderoso do que o iogurte
- Tem propriedades antibacterianas potentes
- Pode melhorar a saúde óssea e diminuir o risco de osteoporose
- Os probióticos de Kefir podem ajudar em várias preocupações digestivas
- É baixo em lactose
- É fácil de fazer em casa
Qual deles é mais saudável para si?
Kombucha e Kefir são ambos bebidas saudáveis que oferecem uma variedade de benefícios. No entanto, a Kombucha é geralmente considerado a opção mais benéfica, uma vez que é mais baixa em açúcar e calorias e não contém qualquer lactose.
Embora o Kefir tenha algumas vantagens para a saúde sobre a Kombucha, tais como ser um probiótico mais potente e conter mais cálcio, a melhor bebida para si é aquela que gosta de beber e que satisfaz as suas necessidades específicas de saúde.
O que é o Kefir de Água?

Ao contrário do kefir normal, o kefir de água é uma bebida fermentada feita com água, açúcar e uma cultura inicial chamada de grão de kefir. A bebida resultante é doce e ligeiramente gaseificada.
O kefir de água é uma grande fonte de probióticos, que são bactérias benéficas que ajudam a manter o seu intestino saudável.
Esta bebida é muito fácil de fazer em casa e tudo o que precisa é de grãos kefir, açúcar, água e um pouco de paciência.
Como fazer a sua Kombucha ou Kefir em casa?
→ Kombucha
Para fazer Kombucha, é preciso uma SCOBY (colónia simbiótica de bactérias e leveduras), chá, açúcar e um recipiente para fazer a Kombucha.
Pode obter um SCOBY de um amigo que já fabrica Kombuca, ou pode adquirir na nossa loja online aqui. Assim que tiver o seu SCOBY, faça um chá (o melhor é chá preto ou verde), adicione açúcar para adoçar e depois adicione o SCOBY.
A Kombucha terá de fermentar durante 7-10 dias, após os quais estará pronta a beber. Não se esqueça de a guardar num frasco ou garrafa de vidro com uma tampa fechada, pois a Kombucha é ligeiramente gaseificada.
Devidamente embalada e refrigerada, a bebida conserva as suas características durante muito tempo.
Para mais informações sobre como fazer Kombucha, veja este artigo - Como Fazer Kombucha Receita Base.
→ Kefir
Para fazer Kefir, necessitará de leite e grãos de kefir. Pode usar qualquer tipo de leite. Adicione os grãos de kefir ao leite e deixe-o fermentar durante 24-48 horas. Quanto mais tempo fermentar, mais azedo e ácido será o Kefir.
O Kefir pode ser armazenado no frigorífico por um período máximo de duas semanas.
Qual deles é mais fácil de fazer em casa?
A Kombucha requer um SCOBY, que pode adquirir na loja online e demora 7-10 dias a fermentar. Por outro lado, o Kefir leva apenas 24-48 horas a fermentar e requer apenas leite e grãos de kefir, que são fáceis de obter. Por conseguinte, Kefir é o mais fácil de fazer em casa.
Conclusão
Então, qual é o veredicto final? A Kombucha e o Kefir são ambos óptimos para a sua saúde, mas têm perfis gustativos diferentes. Se quiser uma bebida refrescante, agridoce e ligeiramente gaseificada, vá com a Kombucha. Se preferir algo mais azedo e cremoso em textura, escolha kefir de leite. O kefir de água tem as características da soja, com um sabor doce e a presença de gás.
Seja qual for a sua decisão, sabemos que estará a fazer um favor ao seu corpo, bebendo-a! Pronto a experimentar? Visite a nossa loja online onde pode comprar Kombucha pronta a beber ou um kit para fazer em casa.
Comentários (0)
Voltar para News